Em geral, sabemos que um dos principais objetivos de qualquer negócio atuante no mercado, é, sem dúvidas, conquistar novos clientes. No entanto, muito além de conquistar um cliente, devemos fidelizá-los. Se tratando da oficina mecânica, não é diferente.
É crucial elaborar meios para conquistar novos clientes e consolidar os que existem na sua carteira. Uma estratégia crucial para isso, é percebermos como tratamos nossos clientes, a fim de gerarmos confiança, empatia e ainda mais profissionalismo.
Por esse motivo, neste artigo, nós daremos 4 dicas para atender bem o seu cliente e, acima de tudo, garantir qualidade em sua oficina mecânica. Confira!
1. Seja comunicativo
Antes de tudo, a primeira dica que iremos mostrar como forma de otimizar ainda mais o seu atendimento com os clientes, é levar em consideração a sua comunicação.
Em outras palavras, adote uma postura mais comunicativa, sempre tirando dúvidas, questionamentos e até mesmo conversando com clientes sobre determinados problemas técnicos que nem eles sabiam que tinham em seus automóveis. Além disso, também diga o que você fez para melhorar as demandas do seu cliente, a fim de ressaltar ainda mais o seu profissionalismo e cuidado.
2. Sempre deixe sua oficina organizada e limpa
Ninguém gosta de entrar em um local sujo e mal organizado, não é mesmo? Ainda mais por se tratar de oficina mecânica, já que a rotatividade pode ser grande, e nesse meio termo, o tempo para limpeza pode acabar sendo deixado de lado.
Portanto, priorize sempre um ambiente agradável, para quando seus clientes chegarem, perceberem um ambiente limpo e até mais tranquilo. Vale lembrar que a maneira visual em que a sua oficina se mostra, também diz muito sobre o seu trabalho. Além disso, não se esqueça de manter produtos de qualidade, como borrachas, ferramentas e quaisquer utensílios importantes para a manutenção das demandas que chegam.
3. Realize pesquisas de satisfação
Conforme dito em tópicos anteriores, o processo de fidelização de um cliente não termina somente quando a venda é concretizada! Antes de mais nada, sabemos que o pós-venda é basicamente o cuidado que o negócio tem que saber se o cliente está efetivamente gostando da oficina.
Com base nessa pesquisa de satisfação, você poderá entender o que se passa na cabeça do seu consumidor, bem como seus desejos, necessidades, insatisfações, objeções e quaisquer dados importantes que você possa usar para melhorar ainda mais os seus serviços e, principalmente, o seu atendimento.
Se o problema, por exemplo, for falta de confiança, você pode criar um portfólio mostrando seus principais serviços e o sucesso deles para seus novos clientes, antes de efetivamente tratar seus automóveis. Dessa forma, será confiança garantida na sua oficina mecânica!
4. Trabalhe somente com peças que tenham qualidade garantida.
No nosso artigo: Peças falsificadas colocam seu cliente em risco, mencionamos os motivos para que você trabalhe com empresas que garantam a qualidade das peças. Você sabia que somente 0,05% das nossas peças voltam em garantia? Ou seja, a cada 1800 peças vendidas, somente 1 volta com defeito!
Gostou das dicas? Sem dúvidas, atender bem os nossos clientes é crucial para gerar ainda mais competitividade em sua oficina mecânica. E como vimos, as maneiras de otimizar o seu atendimento são inúmeras.
Portanto, agora que você já sabe as melhores dicas para atender melhor ainda seus clientes na oficina mecânica, que tal conhecer os nossos produtos? Clique aqui e veja todo nosso catálogo de peças