Os discos de freio são parte essencial para segurança do veículo e sempre está em destaque quando o assunto é manutenção, portanto, seguem algumas recomendações para efetuar a montagem:
1. Remova as pinças de freio quando necessário, (evite deixá-las suspensas pelo flexível).
Ao Retornar os pistões, abra o sangrador para expulsar o excesso de liquido concentrado na carcaça das pinças para não comprometer o funcionamento do modulador hidráulico do ABS ou do cilindro mestre.
2. Remova o disco de freio velho.
3. Recomenda-se lixar o cubo de roda onde será montado o disco de freio, observando que nenhuma impureza permaneça na superfície de contato com o disco (Crosta de oxidação, sujeiras ou rebarbas).
Obs.: A permanência de qualquer impureza nesta superfície compromete a montagem do conjunto provocando oscilação excessiva no disco.
4. Faça uma inspeção no cubo para verificar empenamento ou folga de rolamento utilizando um relógio comparador. (oscilação máxima – 0,05mm).
O empenamento do cubo resulta em um empenamento duas vezes maior no disco.
5. Montar o disco novo fixando-o com os parafusos ou porcas de roda, (use espaçadores se necessário).
Aplique o relogio comparador a 5mm do diâmetro superior da pista de frenagem do disco para observar a oscilação na montagem do conjunto, (ocilação máxima – 0,10mm).
Obs.: Em discos com cubo, deve-se ter cuidado na colocação das capas de rolamento, observando que fiquem bem assentadas.
6. Verifique os rolamentos de roda, caixa de direção, pivôs de suspensão, embuchamentos, juntas homocineticas e amortecedores; folgas ou desgastes nestes componentes poderão comprometer a eficiência do sistema de freio, fazendo o pedal de freio e volante de direção trepidar provocando um falso diagnostico.
7. Rodas e pneus devem estar calibrados, balanceados, alinhados e sem deformação.
Nunca aperte os parafusos ou porcas de rodas com ferramenta pneumática, utilize um torquimetro observando o torque de 8 a 10 kg para automóveis e 10 a 13 kg para camionetes. O aperto deve ser feito no sentido cruzando dos parafusos.
Obs.: Observe a aplicação correta ou o sentido de colocação dos anéis centralizadores em rodas de liga leve (esportivas).
8. Observe o limite maximo de desgaste permissível nas pistas de frenagem, conforme gravado nos discos.
Efetuar a medição com auxilio de instrumento adequado.
9. Após montar o sistema e antes de movimentar o veiculo, acione algumas vezes o pedal de freios para assentar as pastilhas sobre as pistas de frenagem.
10. Nos primeiros 200 km, procure evitar frenagens bruscas para o amaciamento correto das pastilhas. Com o sistema “Hipper Rápido” da Hipper Freios, o período de assentamento é reduzido consideravelmente para 100 km.
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