No setor automotivo, encontrar o fornecedor certo de peças é um dos fatores decisivos entre o sucesso e o fracasso de um negócio, tamanha é a sua importância. Antes mesmo dessa escolha ser feita, é preciso decidir quem será o seu público alvo, qual será o seu posicionamento de mercado: ser o melhor preço ou ter um serviço diferenciado? Pois essa resposta vai te base para analisar as possibilidades. Outra coisa muito importante: numa parceria, precisa existir uma confiança inicial, mínima que seja. Então você pode minimizar os riscos pesquisando em sites de reclamações, ou mesmo no site dos próprios fornecedores, ou ainda também perguntando para empresários do setor e pedindo indicações (geralmente costumam ser mais eficazes, pois ninguém vai indicar aquilo que não aprovou). A partir daí, entender quais critérios usar ao avaliar esses fornecedores é um próximo passo muito importante para garantir uma operação eficaz e lucrativa. Este artigo irá explorar os critérios mais importantes para avaliar os fornecedores de peças automotivas.
Qualidade do produto
A qualidade é, sem dúvida, o fator mais importante ao avaliar fornecedores. Neste setor, as peças de má qualidade podem levar a falhas de veículos, que não só prejudicam a reputação da sua empresa, mas também podem resultar em questões de segurança. A consistência é outra característica vital, pois variações na qualidade do produto podem impactar na confiabilidade e no desempenho do veículo.
Procure por fornecedores que possuam credibilidade junto ao mercado, que trabalham com marcas referência de mercado e que acima de tudo dêem suporte pós venda e garantia de seus produtos. Aqui chamamos a atenção para as empresas que fornecem produtos de marcas conhecidas no mercado, porém com um preço muito abaixo da concorrência; podem ser peças falsificadas. O Brasil está entre os países que mais vendem peças automotivas falsificadas do mundo.O desempenho inferior dessas peças pode comprometer diretamente a segurança dos passageiros dos veículos reparados nas oficinas, gerando processos e grandes dores de cabeça para o empresário.
Prestação de Serviço
Entendemos como um ponto fundamental. Todas as empresas têm minimamente alguma prestação de serviço. Porém algumas empresas focam mais nisso e consequentemente investem mais, qualificam seu time de colaboradores, remuneram de forma diferenciada e consequentemente cobram mais por isso. Em nosso setor consideramos como prestação de serviços alguns pontos muito importantes que podem ser considerados e avaliados no momento da escolha do fornecedor:
Disponibilidade de Peças – O fornecedor precisa ter produtos para fornecedor ao seu mercado. Aquela empresa que apresenta muitas rupturas de estoque mostra despreparo e falta de planejamento e poderá te deixar na mão caso você precise trabalhar com o estoque deles.
Extensão de Linha – Quanto mais opções de produtos e linhas o fornecedor tiver disponível em seu portfólio, melhor ele irá conseguir te atender.
Atendimento – Quando mencionamos a variável atendimento, estamos sendo muito amplos – trata-se de todo contato que você precise do seu fornecedor: vendas, financeiro, expedição, garantias e demais departamentos. Um fornecedor precisa dar respaldo aos seus clientes, que não podem ficar sem uma resposta, um retorno e nem perder tempo. O objetivo do fornecedor é facilitar e resolver e não dificultar os caminhos/acessos do cliente.
Entregas – Se receber os produtos de forma rápida e prática for um valor importante para você, esse quesito da prestação de serviço pode ser decisivo na escolha do seu fornecedor. A empresa que preza pela rapidez e leva em conta as necessidades do seu cliente vai honrar esse ponto e vai cumprir o que foi prometido.
Pós venda – O pós venda, é a parte mais sensível e difícil de ser feita. A venda já ocorreu. O desafio das empresas é acompanhar e garantir que o cliente ficou satisfeito, deixar o cliente seguro que se algo ocorrer a empresa está lá para dar suporte. Isso não é para qualquer um e passa em grande casos pelos valores e cultura de cada empresa. Muitas vezes um pós venda bem feito é o que define uma possível recompra.
Preço e condições de pagamento
Enquanto o preço não deve ser o único fator a ser considerado, ele desempenha um papel importante na escolha do fornecedor. Comparar preços entre diferentes fornecedores pode ajudá-lo a identificar quem oferece o melhor custo-benefício, levando em conta também a qualidade do serviço prestado.
As condições de pagamento também são uma parte importante deste critério. Alguns fornecedores podem oferecer formas de pagamento mais flexíveis que outros, o que pode ser útil para o fluxo de caixa do seu negócio.. Se não há necessidade de trabalhar com o dinheiro do fornecedor, então poderá barganhar um desconto para pagamento à vista, o que trará mais lucro pro negócio. Entretanto, tenha em mente que os fornecedores mais baratos nem sempre são a melhor escolha. Avalie todos os benefícios, vantagens e facilidades que cada fornecedor traz, em vez de basear sua decisão apenas no custo.
Avaliar fornecedores de peças automotivas é uma tarefa complexa que requer uma análise criteriosa de vários aspectos. Isso vai além de escolher alguém que venda peças, mas sim escolher uma empresa que vai contribuir com o teu sucesso, que vai se comprometer com a entrega do que foi prometido. Avaliar a qualidade do produto, prestação de serviço, bem como preço e condições de pagamento, sem dúvida, são fatores-chave que você deve considerar. Ao aplicar estes critérios, você estará mais bem preparado para encontrar o fornecedor que melhor estará alinhado com as necessidades, ou seja, da estrutura do seu negócio.
Aproveitamos para fazer um convite especial: acesse os produtos disponíveis em nosso site. Conheça nossa variedade de peças automotivas nas linhas de suspensão, freios e arrefecimento. Ao longo desses 30 anos, firmamos parcerias e treinamos nosso time para te atender da maneira que você precisa e merece. Não espere mais, venha descobrir agora mesmo como podemos te ajudar!